14/10/2019
Máquinas de terraplenagem: Conheça as melhores para a sua obra
Apesar dos avanços, saber quais máquinas de terraplenagem deve se usar em cada obra é fundamental para garantir o sucesso deste serviço, com o menor custo benefício.
As máquinas de terraplenagem podem deixar um terreno nivelado, conforme determina seu projeto, apenas com a sua execução nos canteiros de obras. Desta maneira, pode ser feito, remoção ou corte de terra em locais com excesso. E se preciso for, é possível realizar o aterramento em locais de depressões.

As máquinas de terraplenagem executam esse processo, na maioria, em construções civis, em obras de pequeno, médio e grande porte. Independente da construção, é um tipo de serviço necessário e fundamental para qualquer tipo de obra de engenharia civil.

O processo de terraplenagem é antigo, realizado inicialmente por egípcios e babilônicos. No entanto, atualmente já se encontra um processo evoluído de terraplenagem, com maquinas e equipamentos forte para a execução do trabalho. 
Apesar dos avanços, saber quais máquinas de terraplenagem deve se usar em cada obra é fundamental para garantir o sucesso deste serviço, com o menor custo benefício.

Contudo, os trabalhos de movimentação de terra, de baixa ou grande magnitude, necessitam de algum tipo de equipamento de terraplenagem. 

Máquinas de terraplenagem: motoniveladora

As motoniveladoras são máquinas de terraplenagem voltadas para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade. Esse equipamento é muito utilizado, por exemplo, na construção de rodovias. Além de outras finalidades, seu corte confere precisão e aterro de até um centímetro no ambiente trabalhado. 

As motoniveladoras são opções essenciais para obras de terrapleno, usadas para:
•    Preparo dos canteiros de obras
•    Limpeza de pista
•    Construção de barragens
•    Aberturas de estradas

Veja alguns exemplos, de diferentes marcas destes equipamentos:
#1 Motoniveladora CASE 865B

As motoniveladoras case 865B possuem três curvas de potência e conta com uma lâmina central de alta capacidade de corte. Esse modelo de máquina de terraplenagem é ideal para trabalhos realizados, em:
•    Solos de agricultura
•    Construções Residenciais
•    Mineração
•    Construções não residenciais 
•    Construções de Governo

#2 Motoniveladora Caterpillar 140K

Já a motoniveladora caterpillar 140K é outro modelo eficiente de máquina para terraplenagem.  A caterpillar possui entre os seus diferenciais ângulos agressivos da lâmina, com a curvatura otimizada da armação da lâmina. Já a grande folga do bocal permite que o material role mais livremente pela lâmina, aumentando a eficiência.
A segurança também é um ponto fundamental, neste equipamento, um exemplo é o desligamento do motor no nível do solo, o que permite a qualquer pessoa desligar a máquina em caso de emergência.

Máquinas de terraplenagem: rolo compactador 

Já o rolo compactador, faz parte das máquinas de terraplenagem pesadas, que proporcionam ao solo o adensamento – ou consolidação dos solos. Em casos de aterramento, quando o caminhão despeja sobre o solo terra, essas máquinas realizam a compactação do material. 

A sua necessidade se dá, porque o solo solto atrapalha e deforma o pavimento ou produto final da terraplenagem. Portanto, existem vários modelos de rolos específicos para cada solo:
•    vibratórios
•    pneumáticos
•    estáticos ou tipo tamping

#1 Rolo Compactador Volvo SD 105

Entre os modelos de rolos compactadores o volvo SD 105 é um modelo vibratório pata ou rolo pé de carneiro. Esse equipamento, assim é denominado, pela característica de seu rolo compactador, cheio de dentes. 
Essa máquina de terraplenagem é um equipamento muito utilizado na construção de estradas e ruas, principalmente devido a sua força centrífuga e peso, que asseguram uma compactação ideal do solo em menor tempo.

Entre os rolos compactador, há os vibratórios lisos. Portanto, vale ressaltar que cada equipamento possui uma aplicação, contudo com finalidades diferentes, conforme o tipo de material compactado por cada máquina.
Por exemplo, os vibratórios lisos são usados na aplicação de massa asfáltica, enquanto os pés de carneiro são indicados para o contato direto com a terra.

Máquinas de terraplenagem: carregadeira 

Além do trabalho em contato direto com o solo, o serviço de terraplenagem necessita de máquinas capazes de transportar a matéria de um lugar para outro. Portanto, o equipamento utilizado para este serviço são as carregadeiras.

Essa máquina de terraplenagem possui na sua parte dianteira uma caçamba para carregamento. As carregadeiras são usadas:
•    para carregamento de materiais, preferencialmente soltos 
•    em pouca quantidade para escavação
•    no transporte de grandes volumes de materiais 

A vantagem deste equipamento é a produção eficiente, o que há torna essencial nas obras de terrapleno. Observe o exemplo do modelo abaixo:

#1 Carregadeira Caterpillar 938H

Esse é um equipamento desenvolvido para ambientes com altas temperaturas e com grande quantidade de detritos. A carregadeira Caterpillar 938H é dedicada à armazenagem de material, em usinas ou escavação de terraços no campo.

Além desses equipamentos, as retroescavadeiras também são maquinas bastante utilizadas no serviço de terraplenagem. Você pode conhecer um pouco mais sobre as retroescavadeiras no nosso blog. 

E se você deseja alugar algum desses equipamentos para sua obra, faça uma solicitação de orçamento no nosso site ou fale com a gente no WhatsApp.